As qualidades da pessoa do amanhã

Retirado do texto de Carl Rogers; The Holistic Revolution: The Essential Reader (1980)

  1. Abertura. Essas pessoas têm uma abertura para o mundo – interno e externo. Eles estão abertos à experiência, a novas formas de ver, novas formas de ser, novas ideias e conceitos.
  2. Desejo de autenticidade. Acho que essas pessoas valorizam a comunicação como um meio de dizer do jeito que está. Eles rejeitam a hipocrisia, o engano e o duplo discurso de nossa cultura. Eles são abertos, por exemplo, sobre seus relacionamentos sexuais, em vez de levar uma vida secreta ou dupla.
  3. Ceticismo em relação à ciência e tecnologia. Elas desconfiam profundamente de nossa ciência atual e da tecnologia usada para conquistar o mundo da natureza e controlar as pessoas do mundo. Por outro lado, quando a ciência – como o biofeedback – é usada para aumentar a autoconsciência e o controle da pessoa pela pessoa, as pessoas do amanhã são apoiadoras.
  4. Desejo de totalidade. Essas pessoas não gostam de viver em um mundo compartimentalizado – corpo e mente, saúde e doença, intelecto e sentimento, ciência e senso comum, indivíduo e grupo, são e insanos, trabalham e se divertem. Eles se esforçam mais por uma totalidade da vida, com pensamento, sentimento, energia física, energia psíquica, energia de cura, todos integrados na experiência.
  5. O desejo de intimidade. As pessoas estão buscando novas formas de proximidade, de intimidade, de propósito compartilhado. Elas estão buscando novas formas de comunicação em tal comunidade – tanto verbal quanto não verbal, sensível e intelectual.
  6. Processar pessoas. As pessoas do amanhã estão profundamente conscientes de que a única certeza da vida é a mudança – que eles estão sempre em processo, sempre mudando. Elas aceitam esse modo de assumir riscos e estão vitalmente vivos na maneira como enfrentam mudanças.
  7. Cuidar. Essas pessoas são atenciosas, ansiosas por ajudar outras pessoas quando a necessidade é real. É um cuidado gentil, sutil, não moralista e sem julgamento. Elas suspeitam dos ‘auxiliares’
    profissionais.
  8. Atitude em relação à natureza. Elas sentem uma proximidade e um carinho pela natureza elementar. Elas são ecologicamente conscientes e desfrutam de uma aliança com as forças da natureza, e não da conquista da natureza.
  9. Anti-institucional. Esses indivíduos têm antipatia por qualquer instituição burocrática altamente estruturada, inflexível. Eles acreditam que as instituições deveriam existir para as pessoas, não o contrário.
  10. A autoridade interior. Essas pessoas confiam em sua própria experiência e desconfiam profundamente da autoridade externa. Elas fazem seus próprios julgamentos morais, desobedecendo abertamente às leis que consideram injustas.
  11. A falta de importância das coisas materiais. Esses indivíduos são fundamentalmente indiferentes aos confortos e recompensas materiais. Símbolos de status monetário e material não são seus objetivos. Eles podem viver com riqueza, mas não é necessário para eles.
  12. Um anseio pelo espiritual. Essas pessoas de amanhã são buscadoras. Elas desejam encontrar um significado e um propósito na vida que seja maior que o indivíduo. Alguns são levados a cultos, mas outros estão examinando todas as maneiras pelas quais a humanidade encontrou valores e forças que se estendem além do indivíduo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *